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Ações no exterior geram mais de US$ 160 milhões para calçadistas

As ações do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) geraram US$ 162 milhões em 2018. Os resultados são referentes a 13 ações, entre feiras e missões comerciais realizadas no exterior (veja a lista abaixo), que geraram, in loco, US$ 40 milhões, com expectativa de outros US$ 122 milhões em negócios alinhavados durante os eventos.

A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, ressalta que as ações do programa, existentes desde o ano 2000, são fundamentais para as exportações de calçados, não somente em volume, mas também em qualificação. “Antes do primeiro convênio com a Apex-Brasil, há 18 anos, exportávamos para 99 países, número que chegou a mais de 160 no ano passado. Além da diversificação, passamos a embarcar mais produtos com marca própria, tornando o nosso calçado desejado e conhecido nos principais mercados do planeta”, avalia.

Letícia conta, ainda, que as cerca de 250 empresas associadas ao Brazilian Footwear respondem por mais de 80% das exportações de calçados, fatia que tende a crescer conforme as marcas vão percebendo a importância de adotar a atuação no mercado externo como estratégia perene e não somente ocasional. “Mesmo que o cenário não esteja tão positivo para os negócios, é preciso que a empresa esteja lá, marcando posição com qualidade, para colher os resultados quando as melhores condições estiverem restabelecidas”, comenta.

Para a coordenadora, o câmbio no patamar atual auxilia na formação de preço, embora as moedas locais também estejam desvalorizadas nos principais mercados para o calçado brasileiro no exterior, especialmente na América Latina. “O fator câmbio é importante, mas há muito deixou de ser o fundamental. É preciso estratégia e capacitação para se trabalhar corretamente no comércio internacional e é isso que a Abicalçados, por meio do Brazilian Footwear, oferece às empresas que desejam atuar no desafiador mercado além-fronteiras”, conta, acrescentando que, além de proporcionar, com subsídios, a participação de empresas em feiras e missões internacionais, o programa de apoio às exportações de calçados busca a capacitação das mesmas para a atuação no mercado estrangeiro.

O convênio com o Brazilian Footwear é renovado a cada dois anos. Para o próximo biênio, 2019/2020, os próximos mercados-alvo já foram selecionados em encontro entre Abicalçados, Apex-Brasil e associados ao projeto. Foram escolhidos: Estados Unidos, Peru (novo), França, Reino Unido, China, Coreia do Sul (novo) e Arábia Saudita (novo).  Estes países serão trabalhados por meio de ações comerciais, de imagem e prospecção ao longo do próximo convênio, que será assinado no início de 2019.



 
Feiras e missões comerciais internacionais – 2018
EXPO RIVA SCHUH
Data: 13/01/2018 a 16/01/2018
Local: Riva Del Garda, Itália
US$ 4,1 milhões in loco
US$ 21,8 milhões nos meses seguintes

IFLS - EXPORT THINKING BOGOTÁ
Data: 30/01/2018 a 01/02/2018
Local: Bogotá, Colômbia
US$ 1,5 milhão in loco
US$ 2,97 milhões nos meses seguintes

FN PLATFORM
Data: 12/02/2018 a 14/02/2018
Local: Las Vegas, Estados Unidos
US$ 1 milhão in loco
US$ 4,76 milhões nos meses seguintes

MICAM MILANO
Data: 11/02/2018 a 14/02/2018
Local: Milão, Itália
US$ 7,9 milhões in loco
US$ 20,27 milhões nos meses seguintes

SHOWROOM COLÔMBIA
Data: 05/03/2018 a 09/03/2018
Local: Cali e Medellín, Colômbia
US$ 458 mil in loco
US$ 974 mil nos meses seguintes

MISSÃO COMERCIAL RÚSSIA
Data: 06/06/2018 a 08/06/2018
Local: Moscou, Rússia
US$ 710 mil in loco
US$ 2,15 milhões nos meses seguintes

MISSÃO COMERCIAL FRANÇA
Data: 11/06/2018 a 13/06/2018
Local: Paris, França
US$ 85 mil in loco
US$ 290 mil nos meses seguintes

EXPO RIVA SCHUH
Data: 16/06/2018 a 19/06/2018
Local: Riva Del Garda, Itália
US$ 8,46 milhões in loco
US$ 31 milhões nos meses seguintes

IFLS
Data: 17/07/2018 a 19/07/2018
Local: Bogotá, Colômbia
US$ 1,48 milhão in loco
US$ 8 milhões nos meses seguintes

COLÔMBIAMODA – MEDELLÍN
Data: 24/07/2018 a 26/07/2018
Local: Medellín, Colômbia
US$ 127,7 mil in loco
US$ 1,6 milhão nos meses seguintes

FN PLATFORM
Data: 13/08/2018 a 15/08/2018
Local: Las Vegas, Estados Unidos
US$ 1 milhão in loco
US$ 3,53 milhões nos meses seguintes

SHOWROOM COLÔMBIA
Data: 27/08/2018 a 31/08/2018
Locais: Cali e Bogotá, Colômbia
US$ 407 mil in loco
US$ 615 mil nos meses seguintes

MICAM MILANO
Data: 16/09/2018 a 19/09/2018
Local: Milão, Itália
US$ 13,2 milhões in loco
US$ 24 milhões nos meses seguintes




Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br