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Ações internacionais somam US$ 50 milhões em vendas

As ações comerciais do primeiro trimestre do ano foram satisfatórias para as empresas brasileiras que participaram por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados e Apex-Brasil. No total das participações nas feiras italianas Micam e Expo Riva Schuh, na norte-americana FN Platform e no showroom Colômbia, as marcas somaram US$ 49,5 milhões em negócios in loco e alinhavados. 

A gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, destaca que o número é positivo, especialmente por se tratar de apresentações das coleções de outono-inverno. “Nas mostras de verão os volumes são ainda superiores, já que além de serem produtos mais competitivos, são o forte da produção brasileira”, avalia. Segundo ela, para o segundo semestre, ainda não existe uma agenda definida, pois o convênio com a Apex-Brasil está em fase de renovação. “Os calçadistas brasileiros, apoiadas pelo Brazilian Footwear, vêm a cada ano conquistando uma maior maturidade exportadora, com produtos adaptados ao comprador internacional e preço ajustado”, acrescenta. Por outro lado, as constantes oscilações no câmbio têm prejudicado  a formação de preços.