Notícias

Abicalçados recebe senador Heinze


Com o objeto de tratar as demandas do setor calçadista gaúcho, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) recebeu, na tarde de ontem (13), o senador Luis Carlos Heinze, o deputado estadual Issur Koch e a vereadora de Novo Hamburgo/RS Patrícia Beck. No encontro, foram debatidos temas como a Reforma Tributária, investimentos em infraestrutura, entre outros.

Na oportunidade, o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, destacou questões como a urgência das melhorias de infraestrutura, como a extensão da BR-448, a duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos e a construção de um novo porto em Torres, no Litoral Norte gaúcho.  Segundo ele, o setor de logística é um dos gargalos do setor, com custos extras que prejudicam a competitividade do calçado brasileiro. 

O senador Heinze concordou com o executivo, ressaltando que a infraestrutura gaúcha merece atenção, pela importância do Estado na economia nacional. O político disse, ainda, que uma das prioridades é a construção de um novo porto em Torres. “Se Santa Catarina tem cinco portos em atividade, por que nós não podemos ter dois?”, questionou, ao destacar que um o empreendimento diminuiria custos de logística e que o mandato está atento ao tema. 

A segunda pauta do encontro foi a Reforma Tributária, iniciativa que Heinze pretende levar diretamente ao Senado, enquanto a Câmara de Deputados discute a Previdência. “Sabemos que esta é uma questão muito importante para o setor calçadista”, frisou. Também participando do encontro, o diretor-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressaltou a necessidade premente de diminuição do Custo Brasil para aumentar a competitividade da indústria frente a produtores estrangeiros. “Hoje, temos uma medida que nos protege da concorrência desleal, mas ela encerra em 2021”, disse, mencionando a medida antidumping contra o calçado chinês. “Precisamos nos preparar para este novo cenário, e só será possível diminuindo o custo de produção no País”, finalizou. 

Também participaram do encontro o diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom (ACI NH-EV-CB), Marco Kirsch, e empresários calçadistas.