Notícias

Abicalçados promove palestra sobre omnichannel

A 51ª edição da Francal, feira calçadista que acontece em São Paulo/SP, entre os dias 3 e 5 de junho, foi palco para uma apresentação sobre conceito omnichannel e a sua aplicação no varejo de moda, com ênfase no segmento de calçados. 

Na palestra, ministrada pelo consultor da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Igor Hoelscher, foi destacado o fato de que o setor é pouco integrado, pois não possui uma identificação padrão. “O que ocorre é que o produto sai da indústria com um código de identificação, que é mudado pelo cliente. É como se eu mudasse o meu CPF à cada compra realizada. Não faz sentido”, disse. Segundo ele, uma identificação única e padronizada facilitaria, e muito, as negociações, incrementando as vendas, especialmente as realizadas no e-commerce. “Exemplo clássico da falta de padronização é que, muitas vezes, o consumidor compra algo pela internet e depois a empresa percebe que não o tem em estoque. Existe uma quebra de comunicação. A empresa deixa de vender e o consumidor sai insatisfeito, geralmente para comprar no concorrente”, exemplificou. 

De acordo com Hoelscher, exemplos de integração bem-sucedidos são os setores de alimentos e medicamentos. “Esses, por meio de códigos padronizados e presentes em mais de 150 países, com gestão da GS1, conseguem uma integração total, desde a fábrica até o varejo”, ressaltou. 

No setor calçadista, o consultor destacou o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA), que é difundido pela Abicalçados. “Algumas grandes indústrias do setor já estão integradas e sensibilizadas pelo projeto, mas falta a adesão maior do varejo para que o sistema promova uma efetiva integração de todos os elos da cadeia”, contou Hoelscher, lembrando que o SOLA está sendo apresentado no espaço Descomplica Store, da Francal. Para saber mais informações sobre o Sistema, acesse www.sola.org.br