Abinforma Notícias

Abicalçados promove missão ao Peru

Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, a Abicalçados realizou uma Missão Prospectiva ao Peru, que englobou uma agenda de reuniões com instituições locais, varejistas, distribuidores, meios de comunicação, Relações Públicas, fabricantes, entre outros. A missão englobou visitas à Lima e Trujillo, que, somadas, concentram 35% da população peruana, de um montante de 32,6 milhões de habitantes.

Atualmente, a grande concentração populacional, no Peru, está nas classes D e E (70%). Ainda assim, é o país latino-americano com os maiores índices de crescimento econômico nos últimos anos, bem como projeções. Para 2019, espera-se que o PIB do país cresça 4,12%, acima da média mundial e latino-americana, de pouco mais de 2%

Na Missão Prospectiva, foram contatados alguns dos maiores importadores de calçados brasileiros, como Lazzos, Litzy e Olini, inclusive, alguns que performam como os maiores importadores de calçados no Peru, indiferente da origem. Além dessas, foram visitadas as redes comerciais Saga Falabella e Platanitos. No ano de 2018, o Peru importou US$ 38,9 milhões e 4,9 milhões de pares de calçados do Brasil, com grande concentração de calçados sintéticos e têxteis.

Em 2017, no Peru, 32% do consumo de calçados foi importado, o que oferece espaço para a inserção de marcas internacionais.

De mesma importância, a Missão Prospectiva, assim como o Estudo estratégico sobre o mercado, que será compartilhado com as empresas associadas, buscaram compreender o perfil do consumidor peruano, seus hábitos de compra, estilo de vida, perfil do varejo e canais de distribuição. 

Os dados coletados servirão de base para balizar ações do Brazilian Footwear no mercado peruano, que é considerado alvo para o biênio 2019-2020.