Notícias

Abicalçados participa do Seminário de Desenvolvimento Econômico

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, participou hoje (5) do Seminário de Desenvolvimento Econômico, realizado na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo/RS. Ao lado de empresários, professores e autoridades, o executivo apresentou a cadeia coureiro-calçadista gaúcha e destacou a sua importância para o desenvolvimento do Estado. 

Segundo Klein, de 25 a 30% da produção nacional é proveniente do Rio Grande do Sul, sendo esse o maior empregador do segmento no País – cerca de 100 mil postos. Disse ainda que a atividade responde por 11% do PIB gaúcho e por 17% do total de empregos gerados na Indústria de Transformação do Estado. Já no Brasil a representação cai para 2% do PIB e 4,2% do total de empregos na manufatura. “Os números ilustram a força do polo calçadista gaúcho, especialmente das regiões do Vale do Sinos e Paranhana. Somos um cluster respeitado mundialmente”, comentou, ressaltando que, por isso, as políticas públicas devem estar voltadas para o crescimento deste setor, grande gerador de emprego e renda para o Estado. 

O executivo falou, ainda, da crise econômica nacional e como ela tem afetado a atividade. “Atravessamos uma situação de dificuldades, com o desemprego crescente e a demanda em queda. Então, neste momento, se faz urgente o apoio do Poder Público para a melhoria das condições de competitividade no mercado doméstico e também no exterior”, disse, acrescentando que os incentivos devem se sustentar a longo prazo e não serem apenas paliativos. “Demanda não se criar por decreto”, conclui. 

O Fórum de Desenvolvimento Econômico foi uma ação realizada pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo e contou com a promoção das entidades representantes da cadeia coureiro-calçadista Abicalçados e Assintecal, além do IBTeC, ACI NH CB EV, Consinos, IENH, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense, Liberato e Sebrae.