Notícias

Abicalçados participa da 24ª edição da Fenova, em Nova Serrana/MG

Os presidentes do Conselho Deliberativo e Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Caetano Bianco Neto e Haroldo Ferreira, marcaram presença na 24ª edição da Fenova, feira de calçados de Nova Serrana/MG ocorrida entre 13 e 15 de agosto. A mostra contou com 100 expositores da cidade e região, conhecida por ser o principal polo calçadista de Minas Gerais.

Segundo Ferreira, a previsão da organização é de que tenham sido comercializados mais de 1 milhão de pares nos três dias de evento. “A feira é enxuta e muito bem planejada, com boa movimentação”, conta, ressaltando ainda a presença de 16 importadores de grupos da América do Sul. Composto por mais de 650 indústrias de calçados, o polo calçadista mineiro é o maior do Estado e um dos maiores do Brasil, com mais de 70 milhões de pares produzidos em 2018, dos quais 3 milhões foram exportados, a maior parte para mercados da América do Sul, com destaque para Argentina, Equador e Bolívia.

O dirigente da Abicalçados destacou a importância do setor para a cidade de cerca de 100 mil habitantes, dos quais mais de 22 mil trabalham na manufatura do calçado, isso sem contar os trabalhadores da indústria de fornecedores e do varejo. “Nova Serrana respira calçado, tem um arranjo produtivo local muito bem estruturado e verticalizado”, avalia Ferreira.

Feira
A Fenova é uma feira de calçados promovida pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), organização que conta com quase 400 empresas associadas e conta com um Centro de Promoção de Negócios disponível para empresas parceiras e  tem forte atuação na comunidade local,  através de uma cooperativa de crédito (Credinova). 

 
Na foto: Haroldo Ferreira, Caetano Bianco Neto, Ronaldo Lacerda (presidente do Sindinova) e Paulo César da Costa (vice-presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste)