Notícias

Abertas inscrições para batalhas da MMX

O hackathon e a batalha criativa de design, que acontecerão durante a MMX (ex-Maratona MUDE), estão com inscrições abertas. Os desafios, que serão realizados durante as batalhas de 24 horas, entre os dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, em Canoas/RS, objetivam a criação de uma solução tecnológica (hackathon) e protótipos de calçados de design (batalha criativa). Cada um dos concursos premiarão as equipes vencedoras com R$ 12 mil, troféus e vales para cursos da WTF! School. A realização é da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com patrocínios ouro do ParkShopping Canoas e patrocínios prata da Couromoda, Francal e Colorgraf, e parceria da Grow+.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que as batalhas deste  evento são evoluções da Maratona MUDE, iniciativa realizada entre 2014 e 2016. “Além da MMX vir como uma nova proposta de evento discutindo o futuro do calçado, queremos continuar trazendo à tona os talentos criativos no setor calçadista através da batalha, bem como novas propostas de soluções tecnológicas que virão com o hackathon", ressalta.  

As inscrições, que podem ser realizadas, gratuitamente, no site maratonammx.com.br, são para equipes de três a seis integrantes (hackathon) e de quatro pessoas (batalha criativa), e se estendem até o próximo dia 30 de outubro. 

Hackathon
O hackathon MMX é uma competição cujo objetivo é apresentar e reconhecer soluções tecnológicas ao setor calçadista, dividida em três etapas: inscrição, ideação e prototipação.

A etapa de inscrição das equipes é realizada já escolhendo uma das macro temáticas: produtos e tecnologias associadas (soluções que facilitem o desenvolvimento de produtos, a criação, a customização, a integração de tecnologias vestíveis - wearables - etc); consumidor on-line e off-line (soluções que estimulem a realização de negócios no formato on-line e off-line, o engajamento, a conversão em vendas etc); lojas on-line e off-line (soluções para  a ampliação dos canais de venda, virtualização de vitrines e lojas, comunicação/relacionamento com clientes etc); e eficiência operacional e de processos (soluções que apoiem o desenvolvimento industrial, melhoria da eficiência, otimização de processos, fluxo de informações, automatização, economia de energia, melhoria logística, controle etc). 

Após o término do período de inscrições, no dia 30 de outubro, haverá uma pré-seleção de equipes que serão convocadas para a etapa de ideação, uma fase presencial na qual mentores especializados auxiliarão na formatação da ideia e na solução a ser desenvolvida. O encontro desta etapa acontecerá na sede da Abicalçados, no dia 21 de novembro, e será realizado com até 10 equipes pré-selecionadas. Desta fase, sairão as quatro equipes que participarão da grande final do hackathon durante a MMX.  A equipe vencedora será reconhecida por uma comissão julgadora de especialistas no setor calçadista e de tecnologia no dia 8 de dezembro, data da final da MMX. 

Batalha criativa
Já a batalha criativa será voltada ao design de calçados. Nos dias 7 e 8 de dezembro, as quatro equipes selecionadas terão 24 horas para criar três calçados (um pé direito de cada modelo), em nível de protótipo, baseados em um briefing criativo que será passado, presencialmente, em encontro no dia 21 de novembro.

A batalha criativa também possui duas etapas seletivas. No dia 30 de outubro, após expiradas as inscrições, quando uma comissão julgadora de especialistas selecionará até 15 equipes para uma fase de entrevistas presenciais, que será realizada no dia 10 de novembro, na Abicalçados. Desta fase, saírão as quatro equipes selecionadas para a grande final da MMX. 

Evento
A MMX é uma maratona para o futuro do calçado, que além das batalhas une palestras, oficinas, mostra de startups, exposições, espaço makers, fábrica conceito, materioteca, entre outros eventos que visam aproximar os empresários, empreendedores, profissionais e estudantes das novidades em inovação, tecnologia e negócios.

Mais informações e inscrições para batalha criativa e hackathon no site maratonammx.com.br. 



Etapas das batalhas 
MMX 

30/10 - Encerramento das Inscrições hackathon e batalha criativa;
01/11 - Anúncio das equipes selecionadas para Ideação (hackathon) e  Entrevistas (batalha criativa); 
10/11 - Entrevistas presenciais (batalha criativa); 
13/11 - Anúncio das equipes selecionadas para batalha criativa;  
21/11 - Apresentação do briefing criativo (batalha criativa) e  ideação (hackathon);
07 e 08/12 - Final da batalha criativa e hackathon no MMX.