Notícias

5 FATORES DE SUCESSO PARA SUA MARCA DIGITAL

Num universo de marcas cada vez mais competitivo se faz fundamental a adoção de novos modelos de negócios, com presença digital e foco no relacionamento direto com o consumidor. Conversamos com criador e diretor da Vnda E-commerce, Gustavo Reis, que listou 5 fatores de sucesso para marcas no ambiente digital.
 
FATOR 1 – Tenha uma proposta de valor clara! É fundamental saber exatamente qual o problema a ser resolvido e para qual público-alvo.

FATOR 2 – Tenha um posicionamento definido! Este é um ponto desafiador para grande parte das marcas nacionais, que segundo Gustavo “estão acostumadas a entregar tudo para todo mundo”. É importante saber o que pode entregar, com excelência, e o que não terá braço para fazer. 

FATOR 3 – Invista na relação com os consumidores! Geralmente, empresas focam muito no modelo de marketing de interrupção ou de push (marketing focado em publicidade e propaganda). 
O conceito D2C (direct to consumer - marcas que operam em canais digitais e físicos ao mesmo tempo, tendo uma gestão completa do negócio), defendido por Gustavo, assume outra lógica, com marketing focado no relacionamento com o consumidor. “É uma via de duas mãos. Você precisa ser muito genuíno quando falar sobre a marca e também ouvir e aceitar o feedback do consumidor”.

FATOR 4 – Olhar dados com atenção! Saiba identificar pontos fortes e fracos da sua marca e não tenha receio de mexer nos que não estão bem e investir mais energia nos que estão tendo sucesso.

FATOR 5 – Foque no crescimento consistente! O mercado da moda, em geral, costuma olhar muito para picos de crescimento, mas esses geralmente estão associados a questões que fogem da capacidade de gestão. O ideal é a marca ter uma gestão completa, sempre dando atenção a formas de crescimento consistentes, não somente esporádicos.


Gustavo foi um dos palestrantes da 23ª edição do SNIC – Seminário Nacional da Indústria Calçadista, evento realizado no último dia 21 de agosto na Faccat, em Taquara/RS.