Notícias

3 dicas para entender a inovação exponencial

Uma simples inversão de palavras e uma revolução completa na maneira como nos desenvolvemos até aqui como civilização. Para o engenheiro, professor e fundador da WTF! School, Felipe Menezes, diferente do que muitos acreditam, não vivemos uma Era de mudanças, e sim uma mudança de Era, transformação  que vai marcar a história da humanidade. Ele foi um dos palestrantes do SNIC 2018 e gravou um vídeo exclusivo para Abicalçados com três dicas para entender o processo de inovação exponencial pelo qual passamos. Afinal, como dito pelo palestrante, o melhor de passar por esse período intenso de transformações é poder moldá-lo da melhor forma possível, utilizando as tecnologias a nosso favor.

Menezes diz que as mudanças exponenciais não devem nos assustar, devem servir de motivação para mergulhar nesse ambiente, pois quem sair na frente também estará mais preparado no futuro. Também não é preciso se assustar com a velocidade desse processo. Ninguém vai saber tudo, e no momento que souber, provavelmente, já surgiu algo novo. Por fim, ele chama atenção para a necessidade de proatividade nesse momento, de fazer a inovação acontecer.

Na palestra, o professor listou as principais tendências que nortearão essa mudança de era: mais acesso, menos posse, ou seja, pessoas buscam mais a experiência do que o produto em si; cultura maker, todos podemos criar e queremos ter acesso às ferramentas para isso; cocriação, o indivíduo fortalecido pelo coletivo; e conexão em redes, mundo cada vez mais interligado.

O SNIC é um evento da Abicalçados que, nesta edição, ocorreu no dia 13 de junho, na Unisinos, em São Leopoldo/RS. Saiba mais sobre o evento em www.abicalcados.com.br/snic e fique por dentro com as próximas dicas.