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Doce parceria

Sempre surpreendente em suas ações de maketing ligadas à parceria com a dupla de arquitetos Fernando e Humberto, a Melissa propõe uma novidade para suas consumidoras nesta Páscoa. Com inspiração na sapatilha Zig Zag – um dos maiores sucessos comerciais da marca – chega às lojas um ovo de chocolate ao leite produzido pela My Swiss Choco. O produto, que tem 300 gramas, inclui uma surpresa em seu interior: uma miniatura da sandália criada pelos criadores. O item está à venda por R$ 120 apenas na Galeria Melissa, nas lojas My Swiss Choco e no espaço de design Firma Casa, em São Paulo.

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No tornozelo!

Mais uma vez, os tornozelos prometem chamar a atenção na temporada quente. Se depender das passarelas do São Paulo Fashion Week – realizado na semana passada na capital paulista – o detalhe deve ganhar ainda mais evidência no próximo verão brasileiro. Se na estação passada, o acessório dominou as coleções femininas em versões delicadas – com tiras finas e até mesmo correntes em destaque especial – a aposta agora é por peças em tamanho maxi, que lembram braceletes. Com um apegada urbana, os adereços marcam presença em sandálias de saltos altíssimos ou ainda flats inusitadas. Na passarela, o item ‘must have’ do momento ainda foi visto das mais diversas maneiras: em superfícies lisas, com aplicações de canutilhos, ao lado de cordas e até mesmo em uma perna só.

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Estilo único

Fashionista que é fashionista começa a pensar no look a partir dos pés. Pelo menos é o que afirmam os stylists e produtores de moda que circulam por mais edição do São Paulo Fashion Week, evento que acontece até esta sexta-feira (4 de abril) na capital paulista. Pelos corredores do evento, um verdadeiro desfile de celebridades,  modelos e profissionais da área adiantam tendências, inventam seu próprio estilo e ainda se jogam nas novidades da próxima temporada. Desta vez não foi diferente e os convidados deram um show à parte no que diz respeito aos sapatos. A revista Glamour saiu pela Bienal de São Paulo “flagrando” o que gente antenada anda calçando. Entre amantes do conforto e adeptas de saltos altíssimos, as escolhas chamaram a atenção. Que tal conferir?

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Brasil nos pés

Depois de passar pelo Brasil, onde gravou uma série de comerciais para uma marca de motocicletas, David Beckham voltou para casa com uma lembrança e tanto de sua passagem pelo país: uma sandália Amazonas. Com as ‘flip flops’ nos pés, o jogador de futebol foi flagrado por paparazzis enquanto curtia uma refrescante tarde na piscina, em Miami, nos Estados Unidos. O modelo faz parte da linha ‘Amazonas RJ Collection’ e destaca modelagem minimalista em cores discretas. Além de se encantar com o calçado ‘made in Brazil’, o marido de Victoria parece ter interesses nobres por aqui. Durante sua estada, o atleta participou das gravações de um documentário da emissora britânica BBC que vai mostrar uma expedição no rio Amazonas. A ideia da produção é mostrar o país que vai receber a Copa do Mundo de 2014.

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Musa inspiradora

No mundo da moda, a figura de mulheres interessantes sempre serviu de inspiração para marcas e estilistas criarem peças icônicas que atravessam gerações e se tornam objetos de objetos de desejo das fashionistas ao longo dos anos. Afinal, quem não associa a famosa bolsa Kelly, da maison Hermés, ao estilo da princesa Grace Kelly? A atriz Jane Birkin também serviu de referência para a criação de um artigo com sua essência: a desejada Birkin, ‘it bag’ que desafia o tempo e ainda é um dos principais e ainda é sinônimo de elegância em todas as idades. No Brasil, a ideia de eleger musas para a criação de produtos exclusivas ainda é um conceito relativamente novo e promete movimentar o mercado, especialmente de sapatos e acessórios.

De celebridades da telinha e dos palcos e suas linhas de calçados, passando por produtos assinados por blogueiras famosas, agora chega a vez da “papisa” da moda nacional ter seu estilo reconhecido por uma grande marca. Pelas mãos da Capodarte, a empresária Constanza Pascolato recebe um homenagem e tanto: uma edição limita de bolsas. A criação – batizada de Constanza – levou oito meses para ser desenvolvida, depois de pesquisas e entrevistas com a “musa inspiradora” para chegar ao produto final que desembarca nas lojas. A intenção da empresa foi traduzir o olhar contemporâneo, a elegância e a naturalidade da especialista em moda e apenas uma peça. A primeira tiragem de 17 itens numerados, em cores variadas e materiais nobres, será vendida à partir de junho nas lojas da grife ao preço médio de R$3,8 mil.

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No celular

Quem nunca se apaixonou por uma estampa e não soube onde encontrar um modelo com a padronagem eleita? Para solucionar este “problema”, a empreendedora Daniela Cecilio está lançando um aplicativo especial: o ASAP54. De acordo com a criadora do serviço, a ideia é simples: basta tirar uma foto do objeto ou roupa com o detalhe em questão e selecionar o produto que se procura, entre blusas, calças e acessórios. Logo em seguida, o sistema busca produtos cadastrados que tenham uma referência parecida em sites de venda parceiros e apresenta os resultados – que podem ser filtrados por marca, loja, faixa de preço e cor. Em entrevista ao site da jornalista Lilian Pacce, a empresária conta que decidiu lançar a ferramenta depois de tentar procurar, em vão, algumas peças que havia visto em sites e revistas. Um detalhe: se o sistema não encontrar o que procura, ainda dá pra mandar uma mensagem pra equipe do ASAP54 que garante enviar um retorno dentro de 48 horas com indicações de compra personalizadas. Uma ajuda e tanto para pesquisadores de moda e compradores em geral, não acham?

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Ícone fashion

Sempre na preferência de homens e mulheres quando o assunto é conforto, os tênis – que aliás andam mais na moda do que nunca – acabam de virar tema de um divertido pôster da editora  Pop Charts Lab. Em forma de dicionário ilustrado, a obra ‘A Visual Compendium of Sneakers’ reúne desenhos de 134 modelos considerados ícones do estilo esportivo. A lista começa em 1917, com o ‘Converse Chuck Taylor All Star’, e segue até lançamentos recentes, como o ‘Eagle’, criado pelo designer Jeremy Scott para a Adidas. O painel ainda mostra uma seleção caprichada de verdadeiros fenômenos pop, como o ‘Superstar’, artigo lançado em 1969 e que ficou famoso nos pés dos rappers do Run DMC, além das primeiras cinco versões dos tênis usados pelo jogador de basquete Michael Jordan, batizados de ‘Attitude’ e ‘Conductor’. Em edição limitada, a arte está à venda por US$ 35, com direito a moldura e autógrafo dos autores do projeto. Cool, não?

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Campana + Melissa

Reconhecidos no Brasil e no exterior por sua força criativa, os Irmãos Campana comemoram, neste ano, uma década de parceria com a calçadista Melissa. Para celebrar a união – e divulgar um modelo exclusivo de sandálias com assinatura da dupla, batizado de ‘Campana Fitas’ – a marca destaca uma série de instalações artísticas com os indefectíveis traços dos gênios brasileiros. A primeira cidade a receber uma das obras – um lustre com centenas de modelos da nova linha e uma projeção que reveste a parede do local com o desenho da flor do mesmo calçado – foi Nova York, nos Estados Unidos. Ainda como parte das comemorações, no showroom da marca em Milão, na Itália, os irmãos apresentaram, pessoalmente, o produto a um seleto grupo de convidados. “A ideia da ‘Campana Fitas’ se originou de uma bandeja que, inicialmente, era o estudo de um biombo feito em tiras de papelão. Eu fiquei impressionado como o resultado se manteve fiel ao que nós havíamos desenvolvido em outro material”, comenta Fernando Campana.

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Talento brasileiro

Reconhecido com um dos principais estilistas brasileiros, Ronaldo Fraga é um dos sete estilistas escolhidos para participar da exposição ‘Designs of the Year’, que acontece no Design Museum, de Londres. A mostra, que pretende reunir os trabalhos de maior destaque do mundo da moda no último ano, apresenta trabalhos de designers de diferentes partes do mundo, como Prada, Dior e Rick Owens. A peça do mineiro escolhida para participar da exibição faz parte da coleção ‘Carne Seca’, desfilada na mais recente temporada da São Paulo Fashion Week e inspirada na caatinga.

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Crítica na passarela?

Em tempos onde o fast fashion assume uma força cada vez maior – com peças que saem das passarelas e chegam às araras em poucos dias – uma nova tendência parece tomar conta do circuito fashion internacional: a ironia em relação a transformação de grifes em artigos descartáveis e de desejo imediato. Em forma de crítica, a recente temporada de desfiles internacionais mostrou duas representações do tema de forma contundente.

A italiana Moschino relacionou a questão à junkie food, apresentando uma coleção onde a ostensiva logomarca do McDonald’s chamava a atenção. Em roupas, calçados e acessórios, a combinação do ícone com as cores amarelo e vermelho era evidente, deixando claro que a moda também pode ser encarada com uma espécie de lanchonete global. O sucesso foi tanto que até mesmo celebridades como Kate Perry e Anna Dello Russo já usaram as peças fora do comentado catwalk.

Apesar de apostar em uma vertente diferente ao mostrar o mundo fashion, Karl Lagerfled também foi irônico ao montar a passarela da Chanel em um verdadeiro supermercado. Nas prateleiras e gôndolas, o que se viu foram bolsas e sapatos embalados à vácuo e dentro de caixas de sabão em pó. Pelos corredores da “loja”, as modelos desfilavam os looks da nova coleção, relacionando peças clássicas com itens domésticos. Após a apresentação, o kaiser causou polêmica ao dizer que se tratava de uma “declaração moderna para mostrar coisas caras”. Qual a sua opinião?