abicalcados

Flexibilidade evidente

Qual a melhor forma de mostrar a flexibilidade de um calçado? Para a Nike, a solução perfeita foi apostar em uma caixa especial. Com a intenção de divulgar o atributo principal do modelo ‘Nike Free 5.0’, a agência Publicis Impetu, do Uruguai, desenvolveu uma embalagem onde só mesmo um tênis tão flexível poderia caber com tanta facilidade. A peça – que vem chamando a atenção no mercado internacional – conta com um 1/3 do tamanho original e já demonstra o diferencial do produto antes mesmo de ser aberta. Além disso, ainda economiza papelão e otimiza espaço de armazenamento. Uma ótima ideia, não?

abicalcados

Intensidade de verão

Em uma variedade de cores, materiais e modelagens, os lançamentos da próxima temporada primavera/verão ganharam todos os holofotes em mais uma edição da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que aconteceu em São Paulo entre os dias 15 e 18 de julho. Pelos corredores da mostra, a variedade de estilos da moda brasileira ficou evidente em cada detalhe, já que as marcas verde e amarelas apontaram para uma estação colorida e cheia de elementos mais que especiais. Para o público feminino, a aposta é por cabedais que não passam despercebidos, com elementos vazados, recortes estratégicos e tonalidades marcantes em primeiro plano. As construções chamam a atenção para pés à mostra, com o retorno de sandálias abertas, chinelos ‘birkenstock’ e até mesmo tamancos em variadas alturas. Os homens recebem calçados com superfícies rústicas ou lisas, mas com um toque de modernidade – seja nos forros ou nos cadarços. O público infantil conta com peças lúdicas, onde desenhos intensos e um interessante mix de estilos chama a atenção.

abicalcados

O fim do fast fashion?

Em sintonia com a velha máxima “menos é mais”, de tempos em tempos alguns estudiosos do mundo da moda aparecem para decretar o fim da era do ‘fast fashion’. Para muitos especialistas no assunto, a cultura de produzir novas e diferentes peças na velocidade do interesse do consumidor pode realmente estar próxima do fim nos próximos anos. O estopim para reacender a discussão foi do site Fashionista, que publicou recentemente um artigo mostrando que os americanos estão gastando mais, porém comprando menos.

A informação é da Associação Americana das Indústrias de Roupas e Calçados, que aponta que os consumidores dos Estados Unidos compraram menos unidades de vestuário em 2012, apesar dos valores gastos – descontados aspectos como inflação e reajustes de preços – registrarem um incremento de 4,8%. O universo dos calçados também apresenta baixas no quesito quantidade: foram 0,6% de compras a menos, mas em compensação, gastos até 4,9% superiores.

Os dados são relativos ao ano passado e mostram que o comportamento já se repete desde 2012. O texto ainda traz uma declaração do vice-presidente da entidade, Nate Herman, que explica que as pessoas estão, de fato, mais cautelosas. “Antes da recessão, em 2006 e 2007, podia-se argumentar que as pessoas estavam comprando só porque podiam. Atualmente, elas estão mais preocupadas com seu dinheiro e e querem gastá-lo em algo que eles sabem que vai durar”, explica.

Segundo o executivo, entre as categorias que os compradores estão dispostos a desembolsar maiores valores estão casacos de boa qualidade, botas que durem por várias temporadas frias e bolsas de design atemporais. Para ler a reportagem completa, basta clicar aqui! Será que tendência deve chegar ao Brasil?

abicalcados

Paixão por tênis

Depois de rodar por 62 cidades mundo afora, o ‘Sneaker Pimps’ – uma espécie de “sneaker show” que existe desde 2003 – finalmente deixou sua marca no Brasil. No embalo da Copa do Mundo, o evento que mistura exposição, feira de compra, venda e troca de tênis, passou por São Paulo e pelo Rio de Janeiro, onde reuniu centenas de aficionados por modelos vintage e com design de nomes estrelados no segmento esportivo. O fundador da atração, o australiano Peter Fahey, veio ao país trazendo na mala 350 pares da sua coleção pessoal de aproximadamente 1,5 mil modelos.

“Quando estava planejando a tour mundial, vi que a FIFA tinha marcado a Copa do Mundo no Brasil, então fiz questão de marcar a vinda para cá nessa época. Eu tenho vontade de trazer a exposição para o país desde 2008, então estou muito feliz que finalmente conseguimos e durante esse momento importante. Claro que incluímos modelos de outras marcas para expor, mais clássicos. É difícil para mim trazer parte da minha coleção, sinto que deixei as crianças em casa”, destacou o idealizador da mostra, que ainda contou com espaço para customizar as peças, live painting e mais um monte de coisas bacanas.

abicalcados

Torcida fashion

O Brasil está em evidência! O país tupiniquim tem inspirado fashionistas pelo mundo inteiro, se personificando na cena fashion através de produções em verde, azul e amarelo. Celebridades, top models, blogueiras e aspirantes da moda têm apostando em looks criativos e com a cara do Brasil, uns mais minimalistas, outros mais vibrantes, mas todos no clima da Copa do Mundo!

Há quem prefira as produções mais esportivas, com tênis e abrigos mais despojados. Mas também é possível abusar da elegância e subir no salto apostando no esporte chic. Seja para torcer no estádio, em casa, ou na rua, o que vale é explorar a criatividade no País do futebol. Contudo, para a galera mais antenada em futebol, as produções inspiradas no Brasil não se limitam apenas aos dias de jogo, elas tomam conta do dia a dia.

Na família brasileira, todo mundo entra no clima do mundial do futebol: pais, mães, filhos, avós, tios e primos, até mesmo os pets entram na jogada. O que vale é  investir em looks usando as cores da bandeira do Brasil e distribuir o uso desses tons conforme o traje escolhido. Motivos tropicais e que emitem a brasilidade têm sido destaque nas produções femininas, trazendo folhagens e flores que representam o País. Para os homens, os tradicionais fardamentos da Seleção aparecem repaginados e customizados. Já para os pequenos, a palavra de ordem é diversão, que vem à tona através de estampas criativas e cheias de cor.

Na foto: Paola Oliveira, Gisele Bündchen, Fernanda Lima e Fiorella Mattheis.

Quem aposta no Brasil!

A top do momento, Cara Delevingne, demonstrou seu amor pelo Brasil com uma regata estampada. Cara é inglesa e se diz apaixonada pelas terras brasileiras.

A atriz Fernanda Paes Leme também entrou no clima e torceu pela Seleção com um moletom personalizado nas cores do Brasil. Nos pés, ela elegeu uma anabela amarela, confortável e cheia de estilo.

A blogueira Thassia Naves optou por uma produção elegante com a camiseta do Brasil. Nos pés, um clássico scarpin.

Confira mais produções e inspire-se para criar look criativos e cheios de brasilidade!

Fotos: Reprodução/Instagram

 

 

abicalcados

Poder latino

Depois de uma passagem rápida pelo Brasil – onde se apresentou na abertura da Copa do Mundo – a cantora Jennifer Lopez mostra que levou do país bem mais do que lembranças do campeonato mundial de futebol. No vídeo de seu mais recente single, ‘First Love’, a diva latina brilha com dois produtos da marca paulista Carmen Steffens. No figurino da produção, onde a estrela protagoniza cenas quentíssimas ao lado do modelo David Gandy, uma poderosa plataforma dourada e uma clutch da grife verde a amarela não passam despercebidos. Cada vez mais presente no cenário internacional, a empresa comemora a escolha da pop star!

abicalcados

Com a cara do Brasil

Apresentar o Brasil com todas suas crenças, raízes, culturas e costumes não é tarefa nada fácil. Do clima quente do norte ao sóbrio sul brasileiro, narrativas de diferentes estilos de vida contam histórias ricas de detalhes e personagens de cada região. Em uma atmosfera mais intimista e aconchegante, o editorial de moda produzido pelo projeto ‘Fashion Bloggers’ do Brazilian Footwear procurou mostrar um pouco mais desse País tão diverso em ângulos distintos, trazendo um retrato puro e simples dessa nação multicores, raça e fé.

Produzido na serra gaúcha, o shooting foi encabeçado pelos blogueiros internacionais que participaram da terceira edição do ‘Fashion Bloggers’. Com o olhar estrangeiro, de quem pisava pela primeira vez em solo verde-amarelo, a italiana Alessia Milanese, do The Chili Cool, e o colombiano Gerson Rojas, do Maximo Official, brincaram com cores, formas e texturas para tentar representar, através de fotos, a maneira leve e vibrante dos brasileiros. Eles compuseram looks com foco nos calçados das marcas Amazonas Sandals,
Carrano, Piccadilly, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Raphaella Booz, Stéphanie Classic, Usaflex, Havaianas e Enrico Boaretto.

“Em um primeiro momento do shooting, focamos em apresentar o trabalho de dois artistas brasileiros, nacionalmente conhecidos por sua originalidade, para integrar os convidados ao ambiente característico brasileiro”, conta Sergio Setti, diretor criativo da Setti Criadores, empresa responsável pela direção executiva, conceito e direção de arte do editorial de moda do projeto. De um antigo galinheiro transformado em galeria, de pregos tortos vistos como pernas em esculturas, em lagos, entre folhas, com pedras, estruturas e instalações artísticas, o Brasil e as inspirações ou adequações de espaços.

No segundo tempo do shooting, o  ‘Fashion Bloggers’ abriu as portas da casa de
dois apaixonados pelo Brasil, um casal de arquitetos que viaja o país reunindo arte popular brasileira. Reflexo disso são religiões, cores, poemas, livros, música, criatividade feita à mão, gerando harmonia e identificação de um país. “Esses dois momentos se tornaram um passo de intimidade e proximidade ao querer mostrar um país que tão bem recebe”,
reforça Setti.

Quer ver mais imagens incríveis do ‘Fashion Bloggers’? Confira o vídeo conceito e se encante ainda mais com a produção do projeto!

abicalcados

Chinelo express!

Neste início de verão no Hemisfério Norte, muitas marcas começam a preparar em estratégias de marketing focadas na estação mais aguardada do ano. Em busca de diferenciais no meio de um mar de marcas semelhantes, a popular Old Navy – uma das maiores redes de fast fashion americana – realiza uma ação inusitada: a distribuição de chinelos através do Twitter – e de graça! Através de ‘vending machines’ instaladas em locais estratégicos de cidades como Nova York e Los Angeles, a marca comercializa o calçado apenas para consumidores que postarem, em sua conta na rede social, a hashtag #flipflophooray, seguida de @OldNavy, endereço oficial da empresa na plataforma. A ideia é distribuir 9 mil pares em apenas três dias. Uma bela iniciativa!

abicalcados

Futebol na moda

O futebol está na moda! Em tempos de Copa do mundo, as vitrines brasileiras estampam as cores que ilustram o uniforme da seleção canarinho. Contudo, a imersão do esporte no mundo fashion também surge nas capas de revistas – em junho, Neymar estampa a capa da edição brasileira da revista Vogue ao lado da top Gisele Bündchen - e até mesmo como inspiração para a criação de coleções de grandes marcas e estilistas.

No clima da competição, o artista gráfico canadense Dead Dilly imaginou como seriam os uniformes das principais seleções do torneiro se fossem desenvolvidas por alguns dos maiores nomes da moda. Dilly fez uso das cores dos países escolhidos e misturou as tonalidades com referências das marcas e estilistas como Raf Simons, Alexander McQueen e Balenciaga. Apesar de despertar o desejo dos fashionistas, os itens não estão sendo comercializados.

Alemanha – Jil Sander / França – APC / Itália – Givenchy / Inglaterra – Alexander mcQueen

Brasil – BAPE / Argentina – Marcelo Burlon  /EUA – Rick Owens / Espanha – Balenciaga

abicalcados

From Brasil!

Sempre fascinante aos olhos do mundo, o Brasil está em alta nas páginas das revistas internacionais. Em tempos de Copa do Mundo, o país ocupa lugar de destaque no noticiário estrangeiro e mostra sua cara bem além do futebol. Na edição deste mês da Vogue inglesa – um dos mais importantes radares de moda – o país também marca presença especial. Para apresentar os nomes mais quentes da nova safra de criadores, a publicação convidou a designer Barbara Casasola que, aos 29 anos, vem se destacando no mercado britânico com suas peças femininas e com modelagens perfeitas.

Com base em Londres, a estilista – que foi curadora da entrada do Brasil no International Fashion Showcase do Conselho Britânico de Moda – apontou alguns nomes que merecem uma atenção especial por parte da mídia internacional. Na lista de Barbara, o trabalho de Vitorino Campos, Guilherme Vieira, Lucas Nascimento e Fernando Jorge ganha destaque por conta de suas formas únicas e desenhos autorais. A atitude é reverenciada pela estilista, que afirma que este é o ingrediente intangível do universo verde e amarelo, talvez melhor traduzido pela música que permeia a vida no Brasil.

“Meu país é cheio de opostos: concreto e natureza, altos e baixos, novo e pré-histórico, e assim por diante. A linguagem visual do Brasil pode ser igualmente contraditória. É um novo país, com uma forte tradição modernista, mas também com um passado colonial que faz referência a uma estética mais barroca, bem como restos de sociedades primitivas, com ênfase na natureza e no mistério”, afirma Barbara. Para ler o artigo completo (em inglês), basta clicar aqui.